Portugal Java User Group

No próximo dia 9 de Outubro, o PT.JUG irá realizar o seu 18º evento e o primeiro na cidade do Porto.
Este evento só é possível graças ao convite da Blip que se ofereceu para tratar de todas as questões logísticas.

O encontro será realizado nas instalações da Blip e tem hora marcada para as 18:00.

A agenda será a seguinte:

  • 18h00 – Boas vindas
  • 18h30 – Desenvolvimento rápido em Spring Boot – Live Demo
  • 19h15 – Coffee break e networking
  • 19h45 – Java EE 7 Batch Processing no Mundo Real
  • 20h30 – Jantar

No final do evento será sorteada uma licença de IntelliJ IDEA, no valor de 179€.

Eventbrite - Encontro PT.JUG na Cidade Invicta
…ou acompanhe no Lanyrd.

Desenvolvimento rápido em Spring Boot – Live Demo

Abstract

Quando já estava a considerar deixar para trás a Spring Framework, eis que a esta se revitalizou e modernizou.
A minha novidade favorita é o Spring Boot, que facilita imenso um estilo de desenvolvimento em que se pode testar e alterar uma aplicação WEB (web services incluídos) sem necessidade de construção de arquivos, deployments e arranques demorados… ou até mesmo sem ser necessário parar a aplicação.
Mas as novidades e possibilidades do Spring Boot (e do restante eco sistema Spring) não ficam por aí!

Para melhor ilustrar algumas dessas possibilidades, utilizarei uma pequena App Web com REST services (documentados via Swagger) e um front end muito básico (em Angular.js).
Usarei o spring-loaded para correr essa aplicação directamente a partir do IDE, alterando-a sem ter de interromper a execução da mesma.

Sendo uma live demo, poderão ver ao vivo e a cores a facilidade e rapidez com que se pode fazer evoluir uma aplicação. E claro que poderemos também, em conjunto, testar as limitações deste sistema.
Como sempre, a participação da assistência é muito bem vinda!

Paulo Gaspar

Há um par de décadas a desenvolver software, mais de metade das quais com Java. Cá e lá fora. Sempre, com muito sentido crítico e muito pouca fé nas convenções e modas, à procura das melhores soluções e ferramentas.

Últimos grandes temas: desenvolvimento rápido de software, arquitecturas SOA, serviços REST-ish, aplicações Web, integração de sistemas, frameworks, Continuous Integration, etc.

Java EE 7 Batch Processing no Mundo Real

Abstract

Esta sessão vai explorar a nova API de Java EE 7, o JSR 352, Batch Applications para a plataforma Java. Batch processing pode ser encontrado em quase todas as indústrias quando é necessário executar tarefas massivas, não interactivas e de longa execução. Alguns exemplos: transacções financeiras, pagamentos, gestão de stocks, geração de relatórios e outras mais. O JSR 352 específica um conjunto comum de requisitos que qualquer aplicação de Batch necessita, tais como: checkpointing, paralelismo, particionamento e logging. Nesta sessão, vamos ver o que a nova API nos oferece e colocá-la em prática, implementando uma aplicação Batch, começando por uma simples tarefa e evoluindo o exemplo até termos uma aplicação que lê, processa e escreve dados de forma paralela. No final da sessão, todos os participantes deverão ter um entendimento claro dos casos de uso do JSR 352, os casos em que deverá ser aplicado e conhecimentos para desenvolver uma aplicação Java EE em Batch.

Roberto Cortez

O meu nome é Roberto Cortez e nasci na Venezuela, mas passei grande parte da minha vida em Coimbra – Portugal, onde vivo actualmente. Nos últimos 8 anos, tenho trabalhado com tecnologias Java nos sectores Financeiros e de Seguradores. Grande parte do meu trabalho envolve tecnologias como JavaEE, Spring, Hibernate, GWT, JBoss AS e Maven, apenas para nomear algumas, no meu ambiente favorito de desenvolvimento: IntelliJ IDEA.

Recentemente, comecei a trabalhar como Freelancer. Esta nova posição permite-me viajar pelo mundo (um sonho antigo) para visitar clientes, mas também para participar pelas diversas conferências Java a decorrer em vários países. O contacto directo com a comunidade, tornou-me muito mais activo na mesma e por essa razão fundei o JUG de Coimbra, passei a contribuir para alguns projectos Open Source e lancei o meu blog (www.radcortez.com) para partilhar algum do conhecimento que adquiri ao longo dos anos.

Advertisements
%d bloggers like this: