Portugal Java User Group

Quinta-feira dia 24 de Outubro irá ter lugar o 12º encontro PT.JUG. Este evento será realizado em colaboração com o Mestrado de Open Source Software (MOSS) do ISCTE-IUL em Lisboa que nos cedeu o auditório B104 do edifício ISCTE II.

A inscrição deve ser previamente feita através do site JUG Events, mas podem também juntar-se ao evento no Lanyrd para serem notificados quando os slides forem publicados.

No final do evento serão sorteados dois prémios:

  1. Uma licença para o melhor IDE de Java do mercado: o IntelliJ IDEA, no valor de 179€.
  2. Um ebook sobre testes unitários em Java da colecção Practical Unit Testing, no valor de $25.

A agenda é a seguinte:

  • 18h30 – Boas vindas e temas livres
  • 19h00 – Automate your infrastructure with Chef and Vagrant
  • 19h50 – Intervalo
  • 20h00 – Os IDEs modernos e outras ferramentas de desenvolvimento
  • 21h00 – Jantar e convívio

Este evento vai contar com as seguintes apresentações:

Automate your infrastructure with Chef and Vagrant

Abstract

Instalar e configurar computadores e aplicações é uma grande seca. E nunca fica tudo a funcionar à primeira, mesmo que já o tenhamos feito montes de vezes.

O Chef é uma ferramenta simpática para automatizar toda a instalação e configuração de um computador, de forma a que seja apenas necessário executar um comando e esperar um pouco. E nunca se esquece de nenhum passo.

O Vagrant é um complemento interessante para quem precisa de gerir ambientes de desenvolvimento mais ou menos complexos.

Vou apresentar a nossa experiência na Cult Of Bits com estas duas ferramentas. Abaixo as instalações manuais!

João Nelas

CTO da Cult Of Bits, uma startup portuguesa no mundo do software empresarial. Há mais de 10 anos a desenvolver profissionalmente software para a web, sempre baseado na plataforma Java. Um gajo porreiro 🙂

Os IDEs modernos e outras ferramentas de desenvolvimento

Abstract

Um dos factos que mais me tem surpreendido no muito que tenho trabalhado em equipe é o pouco partido que a maioria dos programadores parece tirar dos IDEs modernos e de outras ferramentas de desenvolvimento.

Esta apresentação visa demonstrar as reais capacidades que os IDE (Integrated Development Environment) e algumas outras ferramentas de desenvolvimento têm para facilitar e agilizar o nosso trabalho. Trata-se não só de poupar (muitos) keystrokes mas também de poupar a nossa memória e o nosso tempo de pesquisa por APIs e respectiva documentação.

A apresentação será constituída especialmente por demonstrações ao vivo e a cores, incidirá especialmente pelos IDEs, mas também demonstrará que a Shell (a do sistema operativo, não a petrolífera) é vossa amiga.

Paulo Gaspar

Há um par de décadas a desenvolver software, metade das quais com Java. Cá e lá fora.
Últimos grandes temas: aplicações Web, integração de sistemas, arquitecturas SOA e melhoria de produtividade – frameworks, Continuous Integration, etc.
Desafio actual: desenvolver aplicações web, depressa, bem e sem dor.
É um desafio e pêras…

Advertisements

Comentários a: "Inscrições abertas para 12º encontro" (2)

  1. […] mais informação: Inscrições abertas para 12º encontro (site […]

  2. […] mais informação: Inscrições abertas para 12º encontro (site […]

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: